INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é promover
uma dinâmica de aprendizado diferenciada dos dias comuns das salas de aula,
promovendo assim um melhor aprendizado, ampliando os meios de pesquisa e
modificar o meio comum de realização de pesquisas sobre a língua portuguesa.
DESENVOLVIMENTO
O expressionismo é um movimento artístico que procura a
expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação
objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista
da vida,
desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. A face
oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram
presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os
sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste
movimento é a angústia existencial.
O Grito,
pintura de Edvard Munch (1893).
O maior
objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e
distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um
comprometimento com a realidade externa, mas com a natureza interna
e as impressões causadas no expectador. A força psicológica está representada
através de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva.
Desta forma, nem a perspectiva nem a luz importam muito, visto que são
propositalmente alteradas.
O
expressionismo começa com um período preliminar e está representado pelo
artista norueguês Munch (autor de O Grito) e pelo belga Ensor.
O
expressionismo desenvolveu-se principalmente na Alemanha, onde surgiram
importantes grupos de artistas, tais como: Die Brücke (A Ponte), contemporâneo
do movimento fauvista francês. Deste grupo,
destacam-se Nolde e Kirshner, artistas comprometidos com a política e a situação
social do seu tempo.
A I
Guerra Mundial destrói o movimento, mas não o extingue, são justamente as
desgraças da guerra que motivam outros artistas a retratar toda a dor
provocada. Outros artistas deste movimento que se destacaram foram Roault,
Modigliani e Chagall.
O Expressionismo, ao contrário do Impressionismo, revela uma arte subjetiva, cujo objetivo do artista é materializar suas impressões “de dentro para fora”. Impressões estas relacionadas à sua insatisfação diante dos fatos que evidenciavam as mazelas da sociedade mediante o seu avanço industrial e sua influência sobre as relações humanas, sobretudo o poder de alienação exercida sobre o homem em consequência desta.
CARACTERÍSTICAS
·
Cores resplandecentes, vibrantes, fundidos ou separados
·
Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
·
Pasta grossa, martelada, áspera;
·
Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e
refazendo ,empastando ou provocando explosões de sentimentos;
·
Preferência pelo patético, trágico e sombrio;
·
É uma pintura dramática e subjetiva;
·
Expressa sentimentos humanos e intensas emoções;
·
Preocupação com as sensações de luz e cor.
PRINCIPAIS
ARTISTAS
·
Ernst Barlach
·
Wilhelm Lehmbruck
·
Käthe Kollwitz
·
Ernst Ludwig Kirchner
·
Erich Heckel
·
Karl Schmidt-Rottluff
·
Emil Nolde
·
Otto Mueller
LITERATURA
O
movimento é marcado por subjetividade do escritor, análise minuciosa do
subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, a
linguagem é direta, com frases curtas. O estilo é abstrato, simbólico e
associativo.
O
irlandês James Joyce, o inglês T.S. Eliot (1888-1965), o tcheco Franz Kafka e o
austríaco Georg Trakl (1887-1914) estão entre os principais autores que usam
técnicas expressionistas.
EXPRESSIONISMO NO BRASIL
Nas
artes plásticas, os artistas mais importantes são Candido Portinari, que
retrata o êxodo do Nordeste, Anita Malfatti, Lasar Segall e o gravurista
Osvaldo Goeldi (1895-1961). No teatro, a obra do dramaturgo Nelson Rodrigues
tem características expressionistas.
O Expressionismo é a manifestação de um mundo em decadência.
Lamento e dor, atmosferas de escuridão e insalubridade urbanas, degradação da
vitalidade e deformação grotesca do físico e da mente humana — são alguns dos
aspectos expressionistas do seguinte poema, de Albert Ehrenstein:
Sofrimento
Como estou atrelado
À carroça de carvão da minha dor!
Repelente como uma aranha
Rasteja sobre mim o tempo.
Cai-me o cabelo,
Encanece-me a cabeça para o campo,
Para lá do qual ceifa
O último segador.
O sono ensombra-me os ossos.
Morri no sonho já,
Erva nascia do meu crânio,
De negra terra era a minha cabeça.
Como estou atrelado
À carroça de carvão da minha dor!
Repelente como uma aranha
Rasteja sobre mim o tempo.
Cai-me o cabelo,
Encanece-me a cabeça para o campo,
Para lá do qual ceifa
O último segador.
O sono ensombra-me os ossos.
Morri no sonho já,
Erva nascia do meu crânio,
De negra terra era a minha cabeça.
Em
poesia, empregaram-se pela primeira vez os versos livres (sem
métrica, ou seja: os versos de um mesmo poema não precisam ter o mesmo número
de sílabas). Na pintura, a deformação do real é provocada pelas pinceladas
fortes e pelas cores intensas.
CONCLUSÃO
Podemos
concluir que tanto na literatura quanto na arte, os artistas/autores não buscavam
mostrar a perfeição como no romantismo, mas sim a realidade de modo em que
fosse perceptível a sua expressão, tal como na obra o grito de Edvard Munch
no qual mostra o rosto de um homem de certa forma deformada fazendo assim que
desse maior expressão do grito de desespero como mostra a obra.
FONTES
http://www.coladaweb.com/literatura/expressionismo
TRABALHO
REALIZADO POR:
Abnner Martins
Daniel de Souza
Johny Jorge
Ramon Gomes
Vinicios Rocha
Wityla Bagli
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