quarta-feira, 25 de março de 2015

EXPRESSIONISMO

INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é promover uma dinâmica de aprendizado diferenciada dos dias comuns das salas de aula, promovendo assim um melhor aprendizado, ampliando os meios de pesquisa e modificar o meio comum de realização de pesquisas sobre a língua portuguesa. 








DESENVOLVIMENTO
­ O expressionismo é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista  da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial.

O Grito, pintura de Edvard Munch (1893).
O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As emoções são representadas sem existir um comprometimento com a realidade externa, mas com a natureza interna e as impressões causadas no expectador. A força psicológica está representada através de cores fortes e puras, nas formas retorcidas e na composição agressiva. Desta forma, nem a perspectiva nem a luz importam muito, visto que são propositalmente alteradas.
O expressionismo começa com um período preliminar e está representado pelo artista norueguês Munch (autor de O Grito) e pelo belga Ensor.
O expressionismo desenvolveu-se principalmente na Alemanha, onde surgiram importantes grupos de artistas, tais como: Die Brücke (A Ponte), contemporâneo do movimento fauvista francês. Deste grupo, destacam-se Nolde e Kirshner, artistas comprometidos com a política e a situação social do seu tempo.
A I Guerra Mundial destrói o movimento, mas não o extingue, são justamente as desgraças da guerra que motivam outros artistas a retratar toda a dor provocada. Outros artistas deste movimento que se destacaram foram Roault, Modigliani e Chagall.
O Expressionismo, ao contrário do Impressionismo, revela uma arte subjetiva, cujo objetivo do artista é materializar suas impressões “de dentro para fora”. Impressões estas relacionadas à sua insatisfação diante dos fatos que evidenciavam as mazelas da sociedade mediante o seu avanço industrial e sua influência sobre as relações humanas, sobretudo o poder de alienação exercida sobre o homem em consequência desta. 
CARACTERÍSTICAS
·         Cores resplandecentes, vibrantes, fundidos ou separados
·         Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
·         Pasta grossa, martelada, áspera;
·         Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo ,empastando ou provocando explosões de sentimentos;
·         Preferência pelo patético, trágico e sombrio;
·         É uma pintura dramática e subjetiva;
·         Expressa sentimentos humanos e intensas emoções;
·         Preocupação com as sensações de luz e cor.
PRINCIPAIS ARTISTAS
·         Ernst Barlach
·         Wilhelm Lehmbruck
·         Käthe Kollwitz
·         Ernst Ludwig Kirchner
·         Erich Heckel
·         Karl Schmidt-Rottluff
·         Emil Nolde
·         Otto Mueller

LITERATURA

O movimento é marcado por subjetividade do escritor, análise minuciosa do subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, a linguagem é direta, com frases curtas. O estilo é abstrato, simbólico e associativo.

O irlandês James Joyce, o inglês T.S. Eliot (1888-1965), o tcheco Franz Kafka e o austríaco Georg Trakl (1887-1914) estão entre os principais autores que usam técnicas expressionistas.

EXPRESSIONISMO NO BRASIL

Nas artes plásticas, os artistas mais importantes são Candido Portinari, que retrata o êxodo do Nordeste, Anita Malfatti, Lasar Segall e o gravurista Osvaldo Goeldi (1895-1961). No teatro, a obra do dramaturgo Nelson Rodrigues tem características expressionistas.
O Expressionismo é a manifestação de um mundo em decadência. Lamento e dor, atmosferas de escuridão e insalubridade urbanas, degradação da vitalidade e deformação grotesca do físico e da mente humana — são alguns dos aspectos expressionistas do seguinte poema, de Albert Ehrenstein:
Sofrimento
Como estou atrelado
À carroça de carvão da minha dor!
Repelente como uma aranha
Rasteja sobre mim o tempo.
Cai-me o cabelo,
Encanece-me a cabeça para o campo,
Para lá do qual ceifa
O último segador.
O sono ensombra-me os ossos.
Morri no sonho já,
Erva nascia do meu crânio,
De negra terra era a minha cabeça.
Em poesia, empregaram-se pela primeira vez os versos livres (sem métrica, ou seja: os versos de um mesmo poema não precisam ter o mesmo número de sílabas). Na pintura, a deformação do real é provocada pelas pinceladas fortes e pelas cores intensas.
CONCLUSÃO

Podemos concluir que tanto na literatura quanto na arte, os artistas/autores não buscavam mostrar a perfeição como no romantismo, mas sim a realidade de modo em que fosse perceptível a sua expressão, tal como na obra o grito de Edvard Munch no qual mostra o rosto de um homem de certa forma deformada fazendo assim que desse maior expressão do grito de desespero como mostra a obra.

FONTES
http://www.coladaweb.com/literatura/expressionismo

TRABALHO REALIZADO POR:
Abnner Martins
Daniel de Souza
Johny Jorge
Ramon Gomes
Vinicios Rocha
Wityla Bagli

 A cama do Defunto, Much,col. Rasmus Meyer,Bergen

 Pequeno Porto -Paul Klee

 Ansiedade - Edvarde Much

 A morte e a donzela - Egon Schiele

Kairouan - August Macke

Nenhum comentário:

Postar um comentário