DADAÍSMO
- Definição
- Principais
características
- Principais
artistas
- Algumas obras dos principais
artistas
DADAÍSMO
O dadaísmo foi um movimento que surgiu durante a 1ª Guerra Mundial, através da palavra Dada que significa “cavalo de brinquedo” em francês. Os defensores desta nova corrente defendiam que todas
as crenças morais, políticas e estéticas, tinham sido destruídas pela guerra.
Proclamavam uma abordagem destrutiva, irreverente e libertadora da arte. O
primeiro Manifesto Dada, publicado em 1918 defendia que o Dadaísmo “era
uma nova realidade” e tinham uma atitude crítica relativamente aos
expressionistas que acusavam de “resistência sentimental aos tempos”. A nova
expressão artística tinha como finalidade chocar a sociedade vigente do
nacionalismo e do materialismo que tinham levado ao desastre da Primeira Guerra
Mundial. O Dadaísmo também foi um movimento literário, além de visual, e
formaram-se grupos independentes de dadaístas em Zurique, Nova Iorque, Berlim e
Paris. O acaso e o disparate eram elementos determinantes que evidenciavam uma
nova expressão artística marcada pelo inconsciente da vida quotidiana. Em
termos objetivos a sua intenção era fazer com que as pessoas consciencializa que
as definições e os padrões pelos quais rotulamos e julgamos as obras de arte
são talvez secundários para a arte e não são definitivos. O
movimento artístico conhecido como Dadaísmo surge com a clara intenção de
destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se,
portanto, de um movimento antipoético, antiartístico, antiliterário, visto que
questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura. O dadaísmo é uma
ideologia total, usada na forma de viver e como a absoluta rejeição de todo e
qualquer tipo de tradição ou esquema anterior. É contra a beleza eterna, contra
as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios, contra a imobilidade do
pensamento e contra o universal. Os adeptos deste movimento promovem uma
mudança, a espontaneidade, a liberdade da pessoa, o imediato, o aleatório, a contradição,
defendem o caos perante a ordem e a imperfeição frente à
perfeição.
Principais Características
- Objetos comuns do
cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto
artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de
arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo
e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos
temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de
expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas,
jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e
irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do
mundo.
Principais artistas
- Tristan Tzara
- Marcel Duchamp
- Hans Arp
- Julius Evola
- Francis Picabia
- Max Ernst
- Man Ray
- Raoul Hausmann
- Guillaume Apollinaire
Marcel Diuchamp, L.H.O.O., Lápis uma reprodução de Mona
Lisa.
George Groz, O Culpado ainda é desconhecido.
Nomes
Isabella -Cassemiro 31
Laryssa Carolina - 10
Maely Abreu- 14
Quezia Milagres- 19
Rodrigo Tiola - 22
Taís Olimpio - 24
Nenhum comentário:
Postar um comentário