quarta-feira, 25 de março de 2015

Dadaísmo


DADAÍSMO


  • Definição  
  • Principais características 
  • Principais artistas  
  • Algumas obras dos principais artistas  



DADAÍSMO


  O dadaísmo foi um movimento que surgiu durante a 1ª Guerra Mundial, através da palavra Dada que significa “cavalo de brinquedo” em francês. Os defensores desta nova corrente defendiam que todas as crenças morais, políticas e estéticas, tinham sido destruídas pela guerra. Proclamavam uma abordagem destrutiva, irreverente e libertadora da arte. O primeiro Manifesto Dada, publicado em 1918 defendia que o Dadaísmo “era uma nova realidade” e tinham uma atitude crítica relativamente aos expressionistas que acusavam de “resistência sentimental aos tempos”. A nova expressão artística tinha como finalidade chocar a sociedade vigente do nacionalismo e do materialismo que tinham levado ao desastre da Primeira Guerra Mundial. O Dadaísmo também foi um movimento literário, além de visual, e formaram-se grupos independentes de dadaístas em Zurique, Nova Iorque, Berlim e Paris. O acaso e o disparate eram elementos determinantes que evidenciavam uma nova expressão artística marcada pelo inconsciente da vida quotidiana. Em termos objetivos a sua intenção era fazer com que as pessoas consciencializa que as definições e os padrões pelos quais rotulamos e julgamos as obras de arte são talvez secundários para a arte e não são definitivos.   O movimento artístico conhecido como Dadaísmo surge com a clara intenção de destruir todos os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se, portanto, de um movimento antipoético, antiartístico, antiliterário, visto que questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura. O dadaísmo é uma ideologia total, usada na forma de viver e como a absoluta rejeição de todo e qualquer tipo de tradição ou esquema anterior. É contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios, contra a imobilidade do pensamento e contra o universal. Os adeptos deste movimento promovem uma mudança, a espontaneidade, a liberdade da pessoa, o imediato, o aleatório, a contradição, defendem o caos perante a ordem e a imperfeição frente à perfeição.    





Principais Características


  •  Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;  
  •  Irreverência artística;  
  • Combate às formas de arte institucionalizadas;  
  • Crítica ao capitalismo e ao consumismo;  
  • Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;  
  • Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas;  
  • Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.  






 Principais artistas
   

- Tristan Tzara 
- Marcel Duchamp  
- Hans Arp  
- Julius Evola  
- Francis Picabia  
- Max Ernst  
- Man Ray  
- Raoul Hausmann  
- Guillaume Apollinaire  







Marcel Diuchamp, L.H.O.O., Lápis uma reprodução de Mona Lisa.  


Rauol Hausmann, O Crítico da Arte.  



  George Groz, O Culpado ainda é desconhecido. 





Nomes

Isabella -Cassemiro  31
Laryssa Carolina - 10
Maely Abreu- 14
Quezia Milagres- 19
Rodrigo Tiola - 22
Taís Olimpio - 24








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